Zona de identificação
Código de referência
PT MFAR RTSNICPT
Título
Repartição de Turismo do Secretariado Nacional da Informação, Cultura popular e Turismo
Data(s)
- 1946 - 1947 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Este fundo é constituído por 0,05 metros lineares de documentos em papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
(1946 - 1947)
História administrativa
A Secretaria Nacional da Informação, Cultura popular e Turismo, foi criada através do Decreto n.º 34134, de 24 de Novembro de 1944, e tinha como principais funções informar no país e estrangeiro a exata compreensão dos fatos mais importantes da vida portuguesa, a nível da cultura popular, tinha como função estimular, coordenar e estimular todas as atividades que se destinam a elevar o nível moral e intelectual do povo português, no domínio do turismo tinha como função promover e favorecer a sua expansão, através da elaboração de planos gerais e coordenando esforços dos órgãos locais. Estas seriam a instituições que estariam na génese das atuais regiões de turismo.
Entidade detentora
História do arquivo
Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este fundo é constituído por mapa de fiscalização.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.
Condiçoes de reprodução
Regulamento para reprodução de documentos
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
BRITO, Salustiano Lopes de - Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Faro, Faro: Município de Faro, 1998. ISBN 972-95931-4-0.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
RTSNICPT
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação 1998, revisão 2016.
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Desde o ano 1998 até 2016, fizeram-se algumas correções em relação às designações das séries e datas, incluíram-se os campos obrigatórios de preenchimento definidos pelas normas nacionais e internacionais: ISAD (G); Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. Estas alterações levaram à produção deste inventário pelo arquivista municipal Tiago Barão, atualizando o anteriormente publicado.