Fundo FMDF - Federação de Municípios do Distrito de Faro

Zona de identificação

Código de referência

PT MFAR FMDF

Título

Federação de Municípios do Distrito de Faro

Data(s)

  • 1972 - 1988 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1,00 metro linear de documentação em papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1972 - 1988)

História administrativa

A Federação de Municípios do Distrito de Faro foi constituída através do Decreto - Lei n.º 5/72, de 5 de janeiro, e tinha como objetivo implementar em toda a região a pequena distribuição de energia elétrica continua. Através destas Federações, que existiam um pouco por todo o país, o Governo pretendia criar as condições técnicas e económicas com vista à expansão da rede elétrica nacional e da eletrificação do território.
Esta Federação resultou da associação das Câmaras Municipais de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira a e Vila Real de Santo António, com o objetivo de implementar e explorar o serviço de distribuição de energia elétrica. O seu processo de extinção iniciou-se e 1 de junho de 1985, embora exista documentação produzida até ao ano de 1988.

Entidade detentora

História do arquivo

Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A documentação da Federação de Municípios do Distrito de Faro, foi integrada no Arquivo Histórico Municipal de Faro, no ano 2010, após ter sido entregue ao Município de Faro pelo Engenheiro Eletrotécnico Osvaldo Baptista Bagarrão, antigo Diretor Delegado do Conselho de Administração desta instituição. Passando a referida documentação a ser propriedade do Município de Faro.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por registos de atas e de contratos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventário.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

FMDF

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação 1998, revisão 2016.

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

A documentação da Federação de Municípios do Distrito de Faro, foi integrada no Arquivo Histórico Municipal de Faro, no ano 2010, após ter sido entregue ao Município de Faro pelo Engenheiro Eletrotécnico Osvaldo Baptista Bagarrão, antigo Diretor Delegado do Conselho de Administração desta instituição. A documentação em causa foi organizada segundo as normas nacionais e internacionais: ISAD (G); Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados