Fundo FMDF - Federação de Municípios do Distrito de Faro

PT MFAR FMDF

Federação de Municípios do Distrito de Faro

• 1972 - 1988 (Produção)

1,00 metro linear de documentação em papel.

(1972 - 1988)

A Federação de Municípios do Distrito de Faro foi constituída através do Decreto - Lei n.º 5/72, de 5 de janeiro, e tinha como objetivo implementar em toda a região a pequena distribuição de energia elétrica continua. Através destas Federações, que existiam um pouco por todo o país, o Governo pretendia criar as condições técnicas e económicas com vista à expansão da rede elétrica nacional e da eletrificação do território.
Esta Federação resultou da associação das Câmaras Municipais de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira a e Vila Real de Santo António, com o objetivo de implementar e explorar o serviço de distribuição de energia elétrica. O seu processo de extinção iniciou-se e 1 de junho de 1985, embora exista documentação produzida até ao ano de 1988.

A documentação da Federação de Municípios do Distrito de Faro, foi integrada no Arquivo Histórico Municipal de Faro, no ano 2010, após ter sido entregue ao Município de Faro pelo Engenheiro Eletrotécnico Osvaldo Baptista Bagarrão, antigo Diretor Delegado do Conselho de Administração desta instituição. Passando a referida documentação a ser propriedade do Município de Faro.

Este fundo é constituído por registos de atas e de contratos.

Inventário.

FMDF

A documentação da Federação de Municípios do Distrito de Faro, foi integrada no Arquivo Histórico Municipal de Faro, no ano 2010, após ter sido entregue ao Município de Faro pelo Engenheiro Eletrotécnico Osvaldo Baptista Bagarrão, antigo Diretor Delegado do Conselho de Administração desta instituição. A documentação em causa foi organizada segundo as normas nacionais e internacionais: ISAD (G); Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.