Fundo DJSPT - Delegação da Junta de Saúde Pública de Tavira

PT MFAR DJSPT

Delegação da Junta de Saúde Pública de Tavira

• 1817 - 1820 (Produção)

0,10 metros lineares de documentação.

(1817 - 1820)

As Delegações das Juntas de Saúde Pública, era representantes locais das Juntas da Saúde, que foram criadas por Portaria de 28 de Agosto de 1813, e eram assistidas pelo provedor-mor da Saúde da Corte e Reino. O regimento da Junta, estabeleceu que as consultas da Junta ao Rei seriam feitas através da Secretaria de Estado da Marinha, incumbindo-a de receber notícias dos guardas-mores dos diferentes portos e cônsules portugueses sobre o estado de saúde dos portos; regular a espécie de quarentena que convinha a cada navio e precauções na descarga das mercadorias; projetar um lazareto; conhecer o estado de saúde pública no interior do Reino; conhecer os óbitos e suas causas; informar sobre a limpeza pública, melhorar a salubridade do ar nas prisões e promover o estabelecimento dos cemitérios fora das igrejas.

Este fundo é constituído por um livro de registo de documentos expedidos.

DJSPT