Fundo BA - Bispado do Algarve

Zona de identificação

Código de referência

PT MFAR BA

Título

Bispado do Algarve

Data(s)

  • 1816 - 1851 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

0,25 metros lineares de documentação.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1189)

História administrativa

O Bispado do Algarve esteve sediado em Silves, entre o ano de 1189 e 1577.
Com o declínio da cidade de Silves, motivada pela sua localização no interior algarvio e pelo assoreamento do rio Arade, o prelado pediu ao Rei e ao Papa que a Sé fosse transferido para Faro, autorização que seria concedida, através de uma Bula em 1539. Esta transferência só se viria a realizar em 1577, já depois do Rei D. João III ter elevado a vila de Faro a Cidade.

Entidade detentora

História do arquivo

Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído essencialmente por documentos da área da justiça.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

BRITO, Salustiano Lopes de - Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Faro, Faro: Município de Faro, 1998. ISBN 972-95931-4-0.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

BA

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação 1998, revisão 2016.

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

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Pessoas e organizações relacionadas

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