Zona de identificação
Código de referência
PT MFAR BA
Título
Bispado do Algarve
Data(s)
- 1816 - 1851 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
0,25 metros lineares de documentação.
Zona do contexto
Nome do produtor
(1189)
História administrativa
O Bispado do Algarve esteve sediado em Silves, entre o ano de 1189 e 1577.
Com o declínio da cidade de Silves, motivada pela sua localização no interior algarvio e pelo assoreamento do rio Arade, o prelado pediu ao Rei e ao Papa que a Sé fosse transferido para Faro, autorização que seria concedida, através de uma Bula em 1539. Esta transferência só se viria a realizar em 1577, já depois do Rei D. João III ter elevado a vila de Faro a Cidade.
Com o declínio da cidade de Silves, motivada pela sua localização no interior algarvio e pelo assoreamento do rio Arade, o prelado pediu ao Rei e ao Papa que a Sé fosse transferido para Faro, autorização que seria concedida, através de uma Bula em 1539. Esta transferência só se viria a realizar em 1577, já depois do Rei D. João III ter elevado a vila de Faro a Cidade.
Entidade detentora
História do arquivo
Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este fundo é constituído essencialmente por documentos da área da justiça.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.
Condiçoes de reprodução
Regulamento para reprodução de documentos
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
BRITO, Salustiano Lopes de - Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Faro, Faro: Município de Faro, 1998. ISBN 972-95931-4-0.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Bispado do Algarve (Produtor)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
BA
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação 1998, revisão 2016.
Línguas e escritas
- português