Fundo ABVF - Associação de Bombeiros Voluntários de Faro

Zona de identificação

Código de referência

PT MFAR ABVF

Título

Associação de Bombeiros Voluntários de Faro

Data(s)

  • 1853 - 1928 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

0,7 metros lineares de documentação em papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1882 - 1921)

História administrativa

A Associação de Bombeiros Voluntários de Faro foi fundada no dia 29 de novembro de 1882, dia em que os estatutos desta associação foram reconhecidos pelo Governo Civil, através de alvará. Foi dissolvida no dia 10 de setembro de 1920, de acordo com a ata da sessão da Câmara Municipal de Faro do mesmo dia.
Esta associação recebia apoio material e um subsídio da Câmara Municipal de Faro, que lhe permitia assegurar o socorro a incêndios que era competência do município.
No início do século XX, com a instabilidade criada pela implantação da República e com o início da Primeira Grande Guerra, surgiram dificuldades financeiras e falta de pessoal, situação que levou ao fim desta associação de voluntários e criação do Corpo Municipal de Bombeiros, no dia 26 de outubro de 1921.

Entidade detentora

História do arquivo

Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído essencialmente por livros de registo de correspondência expedida/recebida, estatutos e registo de atas.
Existem documentos que foram produzidos antes da existência desta entidade ter sido juridicamente criada, como é o caso dos estatutos de outras instituições similares que foram utilizados como modelo para a elaboração dos estatutos desta instituição.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

BRITO, Salustiano Lopes de - Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Faro, Faro: Município de Faro, 1998. ISBN 972-95931-4-0.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Criação 1998, revisão 2016.

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Desde o ano 1998 até 2016, fizeram-se algumas correções em relação às designações das séries e datas, incluíram-se os campos obrigatórios de preenchimento definidos pelas normas nacionais e internacionais: ISAD (G); Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. Estas alterações levaram à produção deste inventário pelo arquivista municipal Tiago Barão, atualizando o anteriormente publicado

Zona da incorporação

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