Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa coletiva
Forma autorizada do nome
Associação de Bombeiros Voluntários de Faro
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
datas de existência
1882 - 1921
história
A Associação de Bombeiros Voluntários de Faro foi fundada no dia 29 de novembro de 1882, dia em que os estatutos desta associação foram reconhecidos pelo Governo Civil, através de alvará. Foi dissolvida no dia 10 de setembro de 1920, de acordo com a ata da sessão da Câmara Municipal de Faro do mesmo dia.
Esta associação recebia apoio material e um subsídio da Câmara Municipal de Faro, que lhe permitia assegurar o socorro a incêndios que era competência do município.
No início do século XX, com a instabilidade criada pela implantação da República e com o início da Primeira Grande Guerra, surgiram dificuldades financeiras e falta de pessoal, situação que levou ao fim desta associação de voluntários e criação do Corpo Municipal de Bombeiros, no dia 26 de outubro de 1921.
Esta associação recebia apoio material e um subsídio da Câmara Municipal de Faro, que lhe permitia assegurar o socorro a incêndios que era competência do município.
No início do século XX, com a instabilidade criada pela implantação da República e com o início da Primeira Grande Guerra, surgiram dificuldades financeiras e falta de pessoal, situação que levou ao fim desta associação de voluntários e criação do Corpo Municipal de Bombeiros, no dia 26 de outubro de 1921.
Locais
status legal
Alvará do Governo Civil de Faro, datado de 29 de novembro de 1882.
funções, ocupações e atividades
A prevenção e o combate a incêndios, socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e de um modo geral em todos os acidentes.
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas/genealogia
contexto geral
Área de relacionamento
Área de pontos de acesso
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
ABVF
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão ou eliminação
Criação 1998, revisão 2016.
Línguas e escritas
- português