Associação de Bombeiros Voluntários de Faro

Associação de Bombeiros Voluntários de Faro

1882 - 1921

A Associação de Bombeiros Voluntários de Faro foi fundada no dia 29 de novembro de 1882, dia em que os estatutos desta associação foram reconhecidos pelo Governo Civil, através de alvará. Foi dissolvida no dia 10 de setembro de 1920, de acordo com a ata da sessão da Câmara Municipal de Faro do mesmo dia.
Esta associação recebia apoio material e um subsídio da Câmara Municipal de Faro, que lhe permitia assegurar o socorro a incêndios que era competência do município.
No início do século XX, com a instabilidade criada pela implantação da República e com o início da Primeira Grande Guerra, surgiram dificuldades financeiras e falta de pessoal, situação que levou ao fim desta associação de voluntários e criação do Corpo Municipal de Bombeiros, no dia 26 de outubro de 1921.

Alvará do Governo Civil de Faro, datado de 29 de novembro de 1882.

A prevenção e o combate a incêndios, socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e de um modo geral em todos os acidentes.

ABVF