Zona de identificação
Código de referência
PT MFAR ACF
Título
Administração de Concelho de Faro
Data(s)
- 1607 - 1947 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
9 metros lineares de documentação em papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Desconhece-se ainda a história custodial e arquivística
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Desconhece-se a fonte imediata de aquisição ou transferência, porém, no caso da Administração do Concelho de Faro é sabido que estes arquivos na maior parte dos casos foram transferidos para as autarquias desconhecendo-se o diploma que o estipulou.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este fundo é constituído essencialmente por livros de registo de correspondência expedida/recebida, registos de testamentos, autos de verificação de testamentos e autos de abertura de testamentos.
Existem documentos, nomeadamente autos de verificação de testamentos e registo de testamentos, que foram produzidos antes da existência desta entidade ter sido juridicamente criada, mas depreende-se que os mesmos tenham sido enviados ao administrador de concelho por este ter recebido competência nessas áreas.
Existem documentos, nomeadamente autos de verificação de testamentos e registo de testamentos, que foram produzidos antes da existência desta entidade ter sido juridicamente criada, mas depreende-se que os mesmos tenham sido enviados ao administrador de concelho por este ter recebido competência nessas áreas.
Avaliação, selecção e eliminação
Não se realizaram eliminações.
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Este fundo não possuía classificadores ou qualquer sistema de organização, pelo que elaborámos um quadro funcional com base nas séries existentes.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Documentação de acesso público, exceto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do Artigo n.º 44 da LADA, Lei 26/2016 de 22 de Agosto
Condiçoes de reprodução
Regulamento para reprodução de documentos
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
http://adevr.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/4/2015/06/Regulamento-de-reprodu%C3%A7%C3%A3o-de-documentos.pdf
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário do Fundo Documental do Administrador de Concelho: http://cms.cm-faro.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/biblioteca/arquivo/Administra%C3%A7%C3%A3o%20do%20Concelho%20de%20Faro.pdf
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Administração de Concelho de Faro (Produtor)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
ACF
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
PORTUGAL. DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO: GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Máximo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação 1998, revisão 2016.
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Desde o ano 1998 até 2016, fizeram-se algumas correções em relação às designações das séries e datas, incluíram-se os campos obrigatórios de preenchimento definidos pelas normas nacionais e internacionais: ISAD (G); Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. Estas alterações levaram à produção deste inventário pelo arquivista municipal Tiago Barão, atualizando o anteriormente publicado